HISTÓRIA

A Ânima – Projetos Sociais foi fundada em 04 de dezembro de 1998, com o objetivo de promover o desenvolvimento e o estabelecimento dos direitos de cidadania de crianças, jovens e adultos, principalmente os excluídos socialmente, mediante a elaboração, implantação e execução de ações integradoras que visem a melhoria da qualidade de vida.

Em 1999, o projeto Marceneiro Cidadão foi desenvolvido junto a Comunidade Solidária e a Prefeitura de Itaboraí, qualificando 50 jovens. E com a Secretaria de Estado de Trabalho beneficiou 1800 pessoas com cursos de qualificação profissional em vários municípios do Rio de Janeiro.

A Organização realizou junto a Secretaria de Estado de Trabalho programas para o ano de 2000, atendendo uma clientela de 2900 pessoas nas áreas de Alimentos, Artesanato, Comércio, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer, Educação, Serviços Gerais, Pessoais, Coletivos e Turismo. Neste mesmo ano foi assinado um contrato com a FIA – Fundação para Infância e Adolescência para atender 96 treinandos para participarem do projeto PROFISSIONAL GLOBALIZADO – MENSAGEIRO JURÍDICO que envolve 5 cursos (Informática, Auxiliar Jurídico, Auxiliar Administrativo e Contábil Informatizado, Português e Inglês) em um mesmo projeto, com duração de 10 meses.

Em 2001 junto à Secretaria de Estado de Trabalho realizamos projetos para treinamento em diversos cursos: Informática, Auxiliar Administrativo, Babá Especializado, Atendimento ao Público, Aproveitamento de Alimentos Não Convencionais em pratos típicos de várias regiões do Brasil, Salgados dentre outros, para atender 1650 pessoas e com a FIA a renovação e ampliação do prazo do Projeto Profissional Globalizado, tendo como parceiros a 1º Vara da Infância e Adolescência e um convênio com a Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro para o estágio de 50 adolescentes.

Em 2002 executamos o Projeto Profissional Globalizado – Mensageiro Jurídico e junto à Secretaria de Estado de Trabalho, cursos de qualificação profissional de: Preparação de Saladas, Práticas em Salgados, Vitrinista e Balconista totalizando 390 treinandos, realizado nas comunidades do Campinho e Rocinha.

Em 2003 inserimos no mercado de trabalho 32 jovens em escritórios de advocacia e foi assinado um outro convênio com a Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro para estágio de mais 30 jovens, como também a realização de um outro convênio com a FIA Fundação para Infância e Adolescência para execução do programa Educação pelo Trabalho com 200 adolescentes, e renovação do convênio do projeto Profissional Globalizado – Mensageiro Jurídico.

Numa parceria entre Secretaria Estadual de Trabalho e FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, estamos qualificando 135 pessoas nos cursos de Manicura e Pedicura e Básico de Maquiador.

Em 2004, convênio com a HSBC Bank Brasil S/A, Unisys do Brasil, Banco da Amazônia, Vera Cruz Seguradora e HSBC Seguradora para a inserção de adolescentes como Aprendiz através de um Programa de Aprendizagem. Parceria com a Minasgás para execução do Projeto Mais Energia (projeto de Educação Alimentar). Renovação dos convênios com a Fundação para Infância e Adolescência e Defensoria Pública Geral – RJ. Parceria com a Prefeitura de São Gonçalo para a capacitação de Alfabetizadores e Supervisores no Programa Brasil Alfabetizado.

Em 2005, renovação do convênio com a FIA – Fundação para Infância e Adolescência, Minasgás e a continuidade do Contrato de Aprendizagem com os parceiros HSBC Bank Brasil S/A, Unisys do Brasil, Banco da Amazônia, Mafpre Vera Cruz Seguradora e HSBC Seguradora e criação do Projeto Info com Mais Energia e de uma Oficina Cultural de comidas típicas com o uso do aproveitamento integral dos alimentos.

Em 2006, renovação do convênio com a FIA – Fundação para Infância e Adolescência , Minasgás e a continuidade do Contrato de Aprendizagem com os parceiros com o grupo HSBC Bank Brasil S/A, Unisys do Brasil, Banco da Amazônia, Mafpre Vera Cruz Seguradora, Losango Financeira, Parco Papelaria Limitada, Transvale Transportadora e ACE Seguradora. Parceria com a Firjan e a Pastoral para a formação de um grupo de produção com 40 mulheres.

Até dezembro de 2006 de acordo com a Lei 10.097/2000 – Contrato de Aprendizagem foram inseridos 240 alunos no mundo do trabalho e com o Projeto Mais Energia através de aulas, palestras e eventos para crianças, jovens e adultos fechamos o ano com um atendimento de 32.800 pessoas.

Em 2007, continuidade dos contratos de Aprendizagem com os parceiros para inserção de adolescentes no mundo do trabalho, os projetos Mais Energia adulto, infantil e com informática, Grupo de Produção, com um atendimento desde a sua criação de 46.274 em 48 comunidades. SuperAtivos com 40 jovens da comunidade de Honório Gurgel, renovação do convênio com a FIA para 460 adolescentes e o Projeto Mães de Crianças Desaparecidas Buscando Mais Energia em parceria com a SOS Crianças Desaparecidas.

Em 2008, continuidade dos contratos de Aprendizagem com os parceiros para inserção de adolescentes no mundo do trabalho, os projetos Mais Energia adulto, infantil e com informática, o Projeto Famílias de Crianças Desaparecidas Buscando Mais Energia em parceria com a SOS Crianças Desaparecidas – Fundação para Infância e Adolescência e Vara da Infância e Juventude com projetos de Inclusão Digital e de Culinária neste ano até o mês de novembro já atendemos a um publico de 17.614 em 34 comunidades.

Convênio com a Excellence RH Serviços Ltda, a Elevadores do Brasil Ltda, Elevadores Otis Ltda, Instituto HSBC de Solidariedade e Credival Participações e Administrações Ltda para a inserção de adolescentes como Aprendiz através de um Programa de Aprendizagem.

Curso de Auxiliar Administrativo Validado pelo MTE para programa de Aprendizagem.

Em 2009, continuidade dos contratos de Aprendizagem com os parceiros para inserção de adolescentes no mundo do trabalho, os projetos Mais Energia adulto, infantil e com informática, projeto Sou uma Empresa de Sucesso em parceria com a Fundação para a Infância e Adolescência com meta de atendimento de 1.800 adolescente no ano.

Convênio com a Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes, Deloitte Touche Tohmatsu Consultores Ltda e Deloitte Touche Outsourcing Serv. Cont. e Administrativos Ltda para a inserção de adolescentes como Aprendiz através de um Programa de Aprendizagem.

Projeto Aproveitando e Reaproveitando Vidas em parceria com a REMER para atender 5 meninos de rua.

Projeto em parceria com a Pestalozi para atender 30 pessoas com necessidades especiais.

Projeto em parceria com a Casa Ronald Mcdonald para atender 15 familiares de crianças com neoplasia.

Em 2010, Projeto Sou uma Empresa de Sucesso em parceria com a Fundação para a Infância e Adolescência para atender 560 adolescentes de 14 a 18 anos nos pólos do Flamengo, São Cristóvão, Maracanã, Taquara, Nova Iguaçu e Antares. Projeto Mais Energia em parceria com o Grupo SHV Gas atendendo a Pestalozzi, Casa Ronald Mcdonald, Colégio Stella Marys e Forte de Copacabana. Continuidade com os parceiros para inserção de jovens no contrato de aprendizagem. Projeto Se liga! Não Desperdice! – Educação Alimentar, com aproveitamento e reaproveitamento de alimentos.

Em 2011/12/13/14/15/16 em parceria com a SUPERGASBRAS a continuidade do Projeto Sou uma Empresa de Sucesso e Mais Energia em diversas comunidades, superando a um público de 110.000 pessoas, como também, diversos parceiros para o Projeto Aprendiz e Se Liga Não Desperdice.

Retornar ao início

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *